
Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior
2021; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português
10.25248/reas.e7120.2021
ISSN2178-2091
AutoresMichelli Domingos da Silva, Glória Cristina Araújo Soares, Carla Mara Leandro Cardoso, Thayanne Sa Bezerra Guerreiro, Cyntia Costa Guimarães, Giovanna Ribas Chicre, Luciano Rodrigues Mendes de Siqueira, Rebecca Pereira Seffair, Nathany do Amaral Domingues, Francilene de França Trindade,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoObjetivo: Analisar e descrever através da literatura sobre as consequências do coronavírus no ensino superior em tempos de pandemia. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão integrativa. As bases de dados utilizadas foram: Google Acadêmico, Ministério da Saúde (MS), e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Como critério de inclusão foi estabelecido os artigos publicados em português e inglês, entre 2019 a 2021 e critérios de exclusão foram: Artigos cujos assuntos, títulos e objetivos não se encaixassem ao proposto, artigos repetitivos, em outros idiomas. Resultados: O ano de 2020 foi atípico para todos. A pandemia de covid-19 acarretou uma série de consequências que afetam diversas áreas da vida, sendo uma delas a educação. Os alunos universitários em geral experimentaram o forte impacto da pandemia, e tiveram que recorrer a outras alternativas de aprendizado, em meio a anúncios e adiamentos de uma reabertura das aulas presenciais. Considerações Finais: As consequências da pandemia afetaram as atividades sociais, económicas e educativas e trouxeram consigo as dificuldades existentes. Ainda assim, muitos alunos que são desprovidos de recursos financeiros e tecnológicos não têm acesso as aulas disponibilizadas nas plataformas.
Referência(s)