Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições do programa residência pedagógica da Universidade Estadual do Ceará na formação de professores da educação básica

2021; Volume: 13; Issue: 26 Linguagem: Português

10.31639/rbpfp.v13i26.405

ISSN

2176-4360

Autores

Cecília Rosa, Francisco Thiago Silva, Manuel Bandeira SANTOS NETO,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objetivo geral compreender as contribuições do Programa de Residência Pedagógica na formação dos professores da Educação Básica. A abordagem metodológica foi qualitativa, tipo estudo de caso, com a realização de análise documental, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com licenciandos dos cursos de Letras/Português, Pedagogia e Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, e, neste texto, são apresentados, somente, os dados expressos nas entrevistas. As discussões da investigação voltaram-se para formação docente, identidade docente e profissão docente. Os resultados indicaram que o Programa apresenta, para os licenciandos, uma maior permanência e aprendizagem no ambiente da escola e integração entre universidade e escola, contribuindo para o processo de formação docente e fortalecimento da articulação entre teoria e prática. Aponta-se uma certa ingenuidade nos posicionamentos dos estudantes, que atribuem uma visão aplicacionista e redentora ao Programa, exigindo uma maior crítica e reflexividade.

Referência(s)