
Processos formativos online em tempos de pandemia: Promoção de diálogos sobre educação e ensino
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i4.14415
ISSN2525-3409
AutoresJosé Francisco Zavaglia Marques, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sabrina Gabriela Klein, Diuliana Nadalon Pereira, Josiane Marques da Silva, Natiéle Medina Oliveira, Karine Gehrke Graffunder,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEste trabalho tem por objetivo apresentar e discutir novas possibilidades de espaço/tempo para formação deprofessores diante de um cenário mundial marcado pela pandemia da COVID-19. Apresentamos e analisamos odesenvolvimento de um projeto de extensão criado pela Representação Discente e demais colaboradores do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. O projeto promoveu Ciclos Formativos Online para professores por meio da plataforma do YouTube através do qual foram realizadas 44 lives tratando de diferentes temas voltados para a educação. O canal do YouTube atingiu 3.804 inscritos e as lives ocorreram com a participação de 58 palestrantes de todas as regiões brasileiras. O desenvolvimento do projeto durante o momento vivenciado de distanciamento físico permitiu diálogos e reflexões teóricas e práticas entre educadores sobre diversos aspectos, contribuindo com processos de reflexão e formação docente. Além disso, a utilização de tecnologias digitais favoreceu uma maior acessibilidade e praticidade pelos sujeitos participantes de diferentes locais, superando a necessidade da presencialidade.
Referência(s)