Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cibercultura e educação: pontos e contrapontos entre a visão de Pierre Lévy e David Lyon

2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 44; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/0101-3173.2021.v44n1.04.p45

ISSN

1980-539X

Autores

Ángela Luzia Miranda,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Resumo: O artigo visa a confrontar o visível otimismo de Pierre Lévy sobre a cibercultura como espaço de produção da inteligência coletiva e da educação para a democratização social, com a postura crítica de David Lyon acerca da cultura da vigilância e seus efeitos sociopolíticos, na era da cibercultura. De cunho filosófico e qualitativo, cuja fonte de pesquisa é essencialmente bibliográfica, trata-se de um estudo comparativo que busca estabelecer as diferenças elementares entre a postura de Lévy e Lyon sobre a cibercultura. Em consequência, e reconhecendo as teses de Lyon sobre a ilusão do anonimato e os riscos do fim da privacidade, na era da cibercultura, o estudo termina por apontar alguns indicativos sobre as novas práticas educativas nesse contexto.

Referência(s)