
TRABALHO DOCENTE COM VIDEOAULAS EM EaD: DIFICULDADES DE PROFESSORES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 37; Linguagem: Português
10.1590/0102-4698236284
ISSN1982-6621
AutoresRegina Zanella Penteado, Belarmino César Guimarães da Costa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO: O artigo aborda os impactos das tecnologias digitais no trabalho docente e na relação com a ideia de docência como profissão considerando a videoaula como principal recurso educacional da docência na EaD e no ensino remoto. O objetivo é analisar teses e dissertações brasileiras que abordam questões, problemas e dificuldades enfrentados por professores no processo de produção de videoaulas para EaD. Uma revisão no BR-CAPES-BTD resultou em 11 dissertações que mostram distanciamentos entre a formação docente e a realidade de trabalho em EaD. As precariedades envolvem aspectos de linguagens (audiovisual e do professor - expressividade) e de socialização docente. Delas decorrem efeitos prejudicantes nas dimensões: pessoalidade do professor (sentimentos negativos, desconfortos, sofrimentos e mal-estar); desenvolvimento profissional docente e impacto social da docência (qualidade do ensino). Em tempos de educação digital, a produção de videoaulas é uma prática constituinte do trabalho docente que requer ser analisada e compreendida. O artigo mostra uma faceta dessa realidade da docência que tensiona a profissionalização do ensino e traz novos desafios para a formação de professores.
Referência(s)