Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Preditores do sucesso nas políticas de organização didático-pedagógica do ensino superior: Meta-avaliação dos relatórios das comissões

2021; Arizona State University; Volume: 29; Issue: January - July Linguagem: Português

10.14507/epaa.29.5839

ISSN

1068-2341

Autores

Cléber Augusto Pereira, Joaquim Filipe Araújo, Maria de Lourdes Machado‐Taylor,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O estudo procura identificar os preditores de sucesso nos relatórios de avaliação de cursos do Ensino Superior (ES) entre 2018-2019. Utilizou-se métodos mistos de pesquisa, combinando análises qualitativas e quantitativas aplicadas sobre o conteúdo textual. Na análise de conteúdo foram realizadas a Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados sugerem como preditores de sucesso na Organização Didático-Pedagógica as classes: componentes do processo de ensino-aprendizagem; características de excelência dos cursos; expectativas científicas na formação; os discentes e; procedimentos de Garantia da Qualidade (GQ). A formalização da GQ como elemento das avaliações pelo INEP poderia levar à melhoria do controle dos processos no ensino superior brasileiro.

Referência(s)