
Preditores do sucesso nas políticas de organização didático-pedagógica do ensino superior: Meta-avaliação dos relatórios das comissões
2021; Arizona State University; Volume: 29; Issue: January - July Linguagem: Português
10.14507/epaa.29.5839
ISSN1068-2341
AutoresCléber Augusto Pereira, Joaquim Filipe Araújo, Maria de Lourdes Machado‐Taylor,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO estudo procura identificar os preditores de sucesso nos relatórios de avaliação de cursos do Ensino Superior (ES) entre 2018-2019. Utilizou-se métodos mistos de pesquisa, combinando análises qualitativas e quantitativas aplicadas sobre o conteúdo textual. Na análise de conteúdo foram realizadas a Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados sugerem como preditores de sucesso na Organização Didático-Pedagógica as classes: componentes do processo de ensino-aprendizagem; características de excelência dos cursos; expectativas científicas na formação; os discentes e; procedimentos de Garantia da Qualidade (GQ). A formalização da GQ como elemento das avaliações pelo INEP poderia levar à melhoria do controle dos processos no ensino superior brasileiro.
Referência(s)