Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Vozes da memória: a supraliteratura Svetlana Aleksiévitch

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17851/1982-0739.26.2.187-201

ISSN

1982-0739

Autores

Júlia de Campos Lucena,

Tópico(s)

Nostalgia and Consumer Behavior

Resumo

A escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2015, inaugura uma nova estética literária — um novo gênero em que autor e coletividade dividem a autoria de um “romance mosaico”. Seus livros são compostos de breves histórias particulares, monólogos reflexivos e testemunhos coletivos de momentos tão extremos da experiência humana que só convencem porque sabemos reais. Trata-se da realidade enquanto gênero literário. Pretende-se, neste artigo, analisar essa reelaboração literária da memória proposta por Svetlana a partir da obra Vozes de Tchernóbil; refletir sobre como ela toca o modelo historiográfico proposto por teóricos como Walter Benjamin e Dominick Lacapra; além de elaborar, brevemente, o gênero literário que dá suporte a esse empreendimento, e que se pretende inaugural na estética do testemunho: o Romance de Vozes.

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