Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Visibilidade web nos buscadores

2021; Complutense University of Madrid; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5209/esmp.71291

ISSN

1988-2696

Autores

Leyberson Pedrosa, Osvando José de Morais,

Tópico(s)

Web Data Mining and Analysis

Resumo

Este estudo identifica fatores de Search Engine Optimization (SEO) que ampliam a visibilidade de informações jornalísticas nos mecanismos de busca ao defender que determinados fatores de SEO on-page possuem características notavelmente algorítmicas úteis ao processo rotineiro de produção, edição e publicação de um conteúdo jornalístico. Por meio de marcos referenciais e mapas conceituais, foram classificados sete fatores de SEO on-page, denominados Fatores Algorítmicos On-Page (FAOPs) que geram dados de entrada (inputs) que influenciam os resultados das fórmulas algorítmicas. A aplicação dos FAOPs é comparada a técnicas já existentes no jornalismo a exemplo do lide. Assim, propõe-se um conjunto de perguntas baseadas nos FAOPs cujas respostas funcionam como lide algorítmico para atender demandas dos buscadores, principalmente o Google Search, sem interferir nos princípios éticos do jornalismo.

Referência(s)