Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuição à manutenção da via permanente com acelerômetros em pacotes inerciais portáteis

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i6.15369

ISSN

2525-3409

Autores

João Bosco de Lima, Luiz Antônio Silveira Lopes, Luiz Augusto Cavalcante Moniz de Aragão Filho,

Tópico(s)

Structural Engineering and Vibration Analysis

Resumo

O monitoramento de condições dos sistemas ferroviários tem sido amplamente utilizado para apoiar a avaliação da integridade de suas estruturas. A inspeção geométrica da via permanente é um dos principais métodos utilizados para a elaboração de planos de manutenção da malha ferroviária. Sabe-se que as intervenções são baseadas nas indicações de inconformidades, de acordo com intervalos pressupostos para os parâmetros analisados. Entretanto, mesmo com a referida inspeção, continuam a ocorrer descarrilamentos oriundos da superestrutura. O artigo apresenta a utilização de um dispositivo inercial em seis trechos ferroviários, de forma a complementar as inspeções geométricas e priorizar a escala de manutenção. A execução deste estudo justifica-se, pois, os equipamentos comumente utilizados na medição da dinâmica de via possuem preços elevados e alta complexidade de instalação. O acelerômetro empregado é de baixo custo e apresenta fácil aplicação. O referido dispositivo foi capaz de identificar pontos críticos de interação veículo-via, que não apresentavam exceção de geometria.

Referência(s)
Altmetric
PlumX