
Contribuição à manutenção da via permanente com acelerômetros em pacotes inerciais portáteis
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 6 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i6.15369
ISSN2525-3409
AutoresJoão Bosco de Lima, Luiz Antônio Silveira Lopes, Luiz Augusto Cavalcante Moniz de Aragão Filho,
Tópico(s)Structural Engineering and Vibration Analysis
ResumoO monitoramento de condições dos sistemas ferroviários tem sido amplamente utilizado para apoiar a avaliação da integridade de suas estruturas. A inspeção geométrica da via permanente é um dos principais métodos utilizados para a elaboração de planos de manutenção da malha ferroviária. Sabe-se que as intervenções são baseadas nas indicações de inconformidades, de acordo com intervalos pressupostos para os parâmetros analisados. Entretanto, mesmo com a referida inspeção, continuam a ocorrer descarrilamentos oriundos da superestrutura. O artigo apresenta a utilização de um dispositivo inercial em seis trechos ferroviários, de forma a complementar as inspeções geométricas e priorizar a escala de manutenção. A execução deste estudo justifica-se, pois, os equipamentos comumente utilizados na medição da dinâmica de via possuem preços elevados e alta complexidade de instalação. O acelerômetro empregado é de baixo custo e apresenta fácil aplicação. O referido dispositivo foi capaz de identificar pontos críticos de interação veículo-via, que não apresentavam exceção de geometria.
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