Comportamento humano e automação como fatores contribuintes em acidentes: estudo de caso de acidente aéreo em São Paulo, Brasil / Human behavior and automation as a contributing factor in accidents: a case study case study in São Paulo, Brazil
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português
ISSN
2525-8761
Autores Tópico(s)Air Traffic Management and Optimization
ResumoFatores humanos sao um dos principais fatores contribuintes para acidentes na aviacao comercial ao longo de sua historia. Buscando tornar o voo mais seguro, diversos sistemas automatizados foram sendo desenvolvidos. Pilotos automaticos com numero crescente de recursos, autothrottle, navegacao por GPS, sistemas de alerta em caso de aproximacao com o solo (GPWS), entre outros. A automacao inegavelmente contribuiu para tornar a aviacao mais segura, porem, mesmo aeronaves altamente automatizadas sofrem acidentes. Entender as razoes por tras de um acidente e o caminho para evitar novos acidentes. O presente artigo discute o acidente do voo TAM 402, ocorrido em 1996 na cidade de Sao Paulo. Diversos fatores contribuintes estiveram presentes, tais como: falha no sistema de controle do reverso, falha em diferentes sistemas de protecao ligados ao reverso, falhas de treinamento da tripulacao, dificuldade dos pilotos em lidar com falhas do autothrottle, e incapacidade para compreender a origem da instabilidade da aeronave e assim garantir o voo seguro. O foco da tripulacao no sistema de autothrottle, deixando de compreender que a falha era de abertura do reverso, fez com que seus esforcos para recuperar a aeronave se mostrassem inuteis. Compreender o comportamento da tripulacao do voo TAM 402 e pertinente ainda hoje, quando dificuldades na relacao tripulacao x sistemas automatizados continuam presentes em inumeros acidentes.
Referência(s)