Comportamento humano e automação como fatores contribuintes em acidentes: estudo de caso de acidente aéreo em São Paulo, Brasil / Human behavior and automation as a contributing factor in accidents: a case study case study in São Paulo, Brazil

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

ISSN

2525-8761

Autores

Carlos André Vaz,

Tópico(s)

Air Traffic Management and Optimization

Resumo

Fatores humanos sao um dos principais fatores contribuintes para acidentes na aviacao comercial ao longo de sua historia. Buscando tornar o voo mais seguro, diversos sistemas automatizados foram sendo desenvolvidos. Pilotos automaticos com numero crescente de recursos, autothrottle, navegacao por GPS, sistemas de alerta em caso de aproximacao com o solo (GPWS), entre outros. A automacao inegavelmente contribuiu para tornar a aviacao mais segura, porem, mesmo aeronaves altamente automatizadas sofrem acidentes. Entender as razoes por tras de um acidente e o caminho para evitar novos acidentes. O presente artigo discute o acidente do voo TAM 402, ocorrido em 1996 na cidade de Sao Paulo. Diversos fatores contribuintes estiveram presentes, tais como: falha no sistema de controle do reverso, falha em diferentes sistemas de protecao ligados ao reverso, falhas de treinamento da tripulacao, dificuldade dos pilotos em lidar com falhas do autothrottle, e incapacidade para compreender a origem da instabilidade da aeronave e assim garantir o voo seguro. O foco da tripulacao no sistema de autothrottle, deixando de compreender que a falha era de abertura do reverso, fez com que seus esforcos para recuperar a aeronave se mostrassem inuteis. Compreender o comportamento da tripulacao do voo TAM 402 e pertinente ainda hoje, quando dificuldades na relacao tripulacao x sistemas automatizados continuam presentes em inumeros acidentes.

Referência(s)