MÉTODO TRADICIONAL E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DE ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA
2020; Volume: 15; Issue: 02 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresRômulo Jorge Batista Pereira, Márcia Mourão Ramos Azevêdo, Emilly Thaís Feitosa Sousa, Adriane Xavier Hage,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO ensino de Biologia, de modo geral, e realizado atraves da pratica tradicional, onde o professor e o transmissor do conhecimento,em que na maioria das vezes os alunos apenas ouvem e memorizamas informacoes, tornando-se um aprendizado mecânico, o que por vezes,pode comprometer a compreensao do assunto pelos alunos. O uso de estrategia ludica durante as aulas,incluindo jogos, brincadeiras e demais atividades (de carater pedagogico/didatico) que propiciem um espaco de integracao, motivacao e prazer, podera despertar a criatividade, a percepcao e a atencao, contribuindo para que o aluno construa o seu conhecimento e suas habilidades.Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o metodo tradicional, o metodo tradicional/estrategia ludica e a estrategia ludica no ensino de Biologia em escola rural, no turno noturno, do municipio de Santarem-PA. O tema escolhido, de acordo com o plano de ensino, foi “Fotossintese”.No metodo tradicional, a aula foi teorico-explicativa com o auxilio de livro texto e quadro branco; o metodo tradicional/estrategia ludica consistiuem mesclar o metodo tradicional e a estrategia ludica, no qual inicialmente ocorreuuma aula teorico-explicativa,seguidada atividade ludica “Trilha fotossintetica”; e na estrategia ludica, utilizaram as atividades ludicas, flor confeccionada em E.V.A.e a “Cruzadinha fotossintetica”, sem a abordagem teorica precedente do conteudo.Os resultados revelam que houve melhor contribuicao do metodo tradicional/estrategia ludica em relacao ao metodo tradicional e a estrategia ludicano processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Referência(s)