Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ESPORTES DE AVENTURA E EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

2021; Volume: 16; Linguagem: Português

10.7867/1809-0354202116e8429

ISSN

1809-0354

Autores

Luiz Antônio Iacznski, Juliana de Paula Figueiredo, Viviane Preichardt Duek,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

O artigo objetiva descrever uma experiência com os esportes de aventura na Educação Física Infantil, com ênfase na construção de equipamentos. A experiência foi desenvolvida com um grupo de crianças entre quatro e cinco anos em uma instituição de Educação Infantil de Florianópolis/SC. Os esportes de aventura abordados foram slackline, surfe, escalada e parkour, utilizando-se equipamentos construídos com materiais alternativos e adaptados à faixa etária. O trato pedagógico dos esportes de aventura na Educação Infantil foi possível mediante a construção e adequação de equipamentos e espaços, além do estabelecimento de parcerias com outros profissionais da instituição. Conclui-se que a experiência possibilitou aprendizagens e favoreceu a aproximação e ampliação de conhecimentos acerca dessas práticas corporais na Educação Infantil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX