
ESPORTES DE AVENTURA E EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
2021; Volume: 16; Linguagem: Português
10.7867/1809-0354202116e8429
ISSN1809-0354
AutoresLuiz Antônio Iacznski, Juliana de Paula Figueiredo, Viviane Preichardt Duek,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO artigo objetiva descrever uma experiência com os esportes de aventura na Educação Física Infantil, com ênfase na construção de equipamentos. A experiência foi desenvolvida com um grupo de crianças entre quatro e cinco anos em uma instituição de Educação Infantil de Florianópolis/SC. Os esportes de aventura abordados foram slackline, surfe, escalada e parkour, utilizando-se equipamentos construídos com materiais alternativos e adaptados à faixa etária. O trato pedagógico dos esportes de aventura na Educação Infantil foi possível mediante a construção e adequação de equipamentos e espaços, além do estabelecimento de parcerias com outros profissionais da instituição. Conclui-se que a experiência possibilitou aprendizagens e favoreceu a aproximação e ampliação de conhecimentos acerca dessas práticas corporais na Educação Infantil.
Referência(s)