
Esportes paraquê?: o desenvolvimento de atividades esportivas paralímpicas no ambiente escolar
2021; INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.19123/eixo.v10i1.859
ISSN2238-9504
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO objetivo deste estudo qualitativo e relatar acoes desenvolvidas em um projeto envolvendo esportes paralimpicos/adaptados numa escola da rede publica de ensino. Os esportes paralimpicos sao atividades esportivas criadas ou adaptadas para pessoas com algum tipo de deficiencia. No estado de Rondonia, e sugerido o trabalho desse tema em turmas de nono ano. A partir disso, desenvolveu-se o projeto em duas turmas de 9o ano (54 alunos com idades entre 14 e 17 anos) de uma escola periferica de um municipio localizado no Vale do Guapore, RO. As acoes buscaram proporcionar aos alunos maiores conhecimentos sobre a pratica desportiva adaptada. As atividades do projeto envolveram aula expositiva, documentario sobre o tema, roda de conversa com paratletas e vivencias de atletismo adaptado, golbol e voleibol sentado. Obtiveram-se resultados positivos, pois o projeto envolveu a participacao de todos os alunos nas acoes desenvolvidas, alem de promover aos discentes o conhecimento de novas modalidades esportivas e permitir a reflexao sobre o preconceito e a inclusao social. E possivel trabalhar esportes paralimpicos no contexto escolar, com adaptacoes ou nao, promovendo aprendizados variados e importantes aos discentes.
Referência(s)