
IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM SAÚDE / IMPACT OF THE COVID-19 PANDEMIC ON THE TRAINING OF HEALTH RESIDENTS
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n11-425
ISSN2525-8761
AutoresGabriele de Oliveira, Ana Paula Moreira, Lara Simone Messias Floriano, Danielle Bordin, Geiza Rafaela Bobato, Luciane Patrícia Andreani Cabral,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoIntrodução: a pandemia da COVID-19 acarretou diversas mudanças no estilo de vida da população em geral e nos serviços de saúde, a exemplo da Residência em Saúde. Objetivo: avaliar o impacto da pandemia na formação dos profissionais da Residência em Saúde. Metodologia: estudo transversal, quanti e qualitativo, desenvolvido com residentes de um hospital universitário (n=100). A coleta de dados ocorreu por meio de questionário online e os dados analisados por meio de frequência absoluta e relativa e análise de conteúdo. Resultados: a maioria dos residentes era do sexo feminino, com média etária de 25 anos, morando sozinho, sem filhos, com renda familiar entre 3 a 5 salários. Grande parte era enfermeiro, entre 1 e 2 anos de formado e cursando residência de intesivismo. A maioria não pensou em desistir da residência, considerou extremamente positiva o remanejo da carga horária para atividades autodirigidas e extremamente prejudicados quanto as atividades específicas da formação, teóricas e práticas hospitalares. Ainda, a maioria não foi afastado por motivo de saúde, relataram sentir um pouco de medo e estar mais ou menos satisfeito com sua capacidade de concentração, de desempenhar as atividades do dia-a-dia e para o trabalho. Quanto aos impactos da COVID-19 na rotina de trabalho e residência, a maioria referiu impacto nas atividades práticas, mudança nos plantões, mudança de atividade teórico presencial para EAD e distanciamento da formação específica. Conclusão: a pandemia impactou na formação dos residentes, sendo necessário estratégias para superar as fragilidades destacadas e não acarretar prejuízo para a qualificação destes profissionais.
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