
GINCANA EDUCATIVA – COMO SALVAR UMA VIDA: ESTRATÉGIA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA ADOLESCENTES
2021; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21680/2446-7286.2021v7n2id22122
ISSN2446-7286
AutoresMaria Aparecida Fernandes Cardoso, Jefferson Dantas da Costa, José Leonardo Alves de Sousa Filho, Keila Maria de Azevedo Ponte,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoIntrodução: Verifica-se que a educação em saúde é uma estratégia de ensino e aprendizagem com objetivo de melhorar a qualidade de vida e de saúde da população. Objetivo: Descrever uma estratégia educativa sobre primeiros socorros para adolescentes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa ação realizada em maio de 2019 com 27 adolescentes, estudantes de uma escola situada na cidade de Itapajé, Ceará. A pesquisa seguiu as seguintes etapas: Iniciação do Projeto de Pesquisa Ação; A Definição da Estrutura Conceitual Teórica; Definição do Contexto e Propósito da Pesquisa; e a Coleta de dados, que se deu em quatro momentos, por meio de um Instrumento de Coleta de Dados semiestruturado e aplicação da Gincana Educativa – Como salvar uma vida. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com número 3.241.797. Resultados: A Gincana educativa – como salvar uma vida foi organizada em seis etapas: Torta na cara, Jogo de Cooperação, Desafio, Resistência física, Quiz e Demonstração, sendo que a mesma buscou deixar o momento descontraído, dinâmico, competitivo e de aprendizado. Verificou-se que os participantes tinham interesse na aprendizagem sobre primeiros socorros, principalmente quando acompanhadas pela utilização de tecnologias educativas. Conclusões: A gincana contribuiu de forma significativa no aprendizado sobre primeiros socorros dos escolares, o que lhes permitiu prevenir agravos em saúde além de torna-los possíveis disseminadores de conhecimento.
Referência(s)