Uma visão da teoria do consumidor segundo as abordagens da economia evolucionária e da complexidade
2021; Linguagem: Português
10.5151/v-enei-675
ISSN2357-7592
Autores Tópico(s)Economic Theory and Institutions
ResumoA teoria neoclássica do consumidor tem dificuldades para lidar com mudanças frequentes devido aos princípios de reducionismo, racionalidade com otimização e equilíbrio. Já a teoria evolucionária tem destacado o lado da oferta, sendo a demanda relativamente negligenciada. Mas, devido à influência recíproca, é preciso avaliar o processo coevolutivo entre oferta e demanda considerando os aspectos tecnológico, organizacional, institucional e social. A partir de pesquisa bibliográfica, propõe-se uma visão da teoria do consumidor tendo como base as abordagens da economia evolucionária e da complexidade. Os agentes consumidores são avaliados em termos de suas motivações e processos de tomada de decisão, com heurísticas para poupar esforços diante de incertezas. São analisadas as relações entre agentes e os processos de auto-organização que levam à emergência de agrupamentos e de padrões relacionais que conferem complexidade à agregação. Uma breve análise histórica do mercado de consumo dos EUA ilustra a coevolução entre oferta e demanda.
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