O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n5-307
ISSN2525-8761
AutoresAlexandre Pinto Romano, Ana Paula Lima Carvalho de Oliveira, Altemar Vieira Conegundes, Elder José Freitas Colares, Nátalie Cancelli Faria, Renata Santos da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA intencao deste texto e apresentar uma acao voltada para as relacoes das familias para com o desenvolvimento infantil de suas criancas, fundamentada na perspectiva do Jogo Simbolico como desenvolvedor dessas relacoes. Os “Vingadores” foi uma das acoes da Caravana da Educacao da Secretaria Municipal de Educacao de Manaus (Semed Manaus) que veio ao encontro da garantia do atendimento as criancas pequenas da Rede Municipal, atraves do contato com as multiplas linguagens, fundamental para o desenvolvimento integral da crianca. Fundamentada pelos pressupostos o Jogo Simbolico, pelas orientacoes da Proposta Pedagogico-Curricular de Educacao Infantil de Manaus e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educacao Infantil (Resolucao no 05/2009 CNE/CEB), a ideia foi oportunizar atividades motoras que ampliassem referencias imaginarias das criancas, essencial para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da estruturacao, da consciencia corporal, da nocao espaco-temporal na relacao consigo, com o outro e com seu meio, sendo o ludico o principal procedimento metodologico para a Educacao Fisica Infantil na perspectiva do desenvolvimento integral.
Referência(s)