Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS ESCOLAS PRIVADAS BILÍNGUES E A QUALIFICAÇÃO DOCENTE

2021; Fundação Carlos Chagas; Volume: 51; Linguagem: Português

10.1590/198053147113

ISSN

1980-5314

Autores

Thaís Arantes Padinha, Marisol Rodríguez Goia,

Tópico(s)

Global Educational Reforms and Inequalities

Resumo

Resumo Em meio às tendências da rede privada de ensino no Brasil de atender à demanda das elites, o artigo discute a oferta de bilinguismo na educação infantil, analisando a qualificação exigida dos professores à luz das discussões sobre a estratificação horizontal do sistema de ensino superior brasileiro e seus efeitos para os cursos de Pedagogia. Foram realizadas entrevistas com representantes de cinco estabelecimentos em bairros nobres da cidade do Rio de Janeiro. Titulações, comprovação de proficiência, fluência “nativa” e habilidades práticas são requisitos básicos da qualificação docente para atuar com crianças de 0 a 5 anos. Evidencia-se que a tendência ao bilinguismo nas escolas privadas agrava as desigualdades de oportunidades entre os docentes.

Referência(s)