
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
2021; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/rbfta.v8n1.13783
ISSN2358-0089
AutoresRafael Brock Domingos, Ricardo Roberto Plaza Teixeira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso do programa Stellarium como um recurso para a divulgação científica sobre tópicos de astronomia. Como forma de fundamentação teórica foi feita uma revisão bibliográfica acerca de diversos tópicos que se inter-relacionam com os eixos temáticos desta pesquisa e envolveram áreas como ensino de astronomia, tecnologias da informação e da comunicação e programas educacionais com simulações. Com este objetivo foi feita uma análise da literatura científica de referência disponível em artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, livros, teses e dissertações. Os recursos do software Stellarium foram analisados para avaliar as formas pelas quais eles podem alavancar processos de ensino-aprendizagem em situações de sala de aula. Esta investigação teve um caráter exploratório e qualitativo de modo a levantar informações e permitir uma reflexão mais profunda sobre como trabalhar com simulações na educação. As atividades educacionais analisadas neste trabalho e que foram realizadas em ambientes de diferentes instituições de ensino (com apenas uma exceção, referente a uma ação que ocorreu de modo remoto por web-conferência), indicaram que o uso do Stellarium como recurso de divulgação científica colaborou, consideravelmente, para o despertar no interesse dos participantes por tópicos de Astronomia.
Referência(s)