
Pibid: Curso preparatório para o Enem
2019; Éditions Mélanie Seteun; Linguagem: Português
ISSN
2117-4148
AutoresNatália Simone Andreazza, Rosilene Marli Vieira, Kelen Berra de Mello,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia (Pibid) objetiva que os alunos conhecam e participem do cotidiano de escolas de rede publica, com o proposito de desenvolver atividades metodologicas, tecnologicas, inovadoras e interdisciplinares para solucionar dificuldades existentes no processo de ensino e de aprendizagem. Tambem objetiva colaborar na valorizacao docente, incentivando a formacao de estudantes no ensino superior e promovendo a elevacao da qualidade da formacao inicial realizada nos cursos de licenciatura, de modo a integrar a educacao basica e a superior. Neste programa e oferecido o “Curso preparatorio para o Enem na area de matematica e suas tecnologias” para os alunos do ensino medio da Escola Estadual de Ensino Medio Evaristo de Antoni, a qual localiza-se no municipio de Caxias do Sul. Ele ocorre em todas as quartas-feiras letivas durante o periodo da tarde e sao previstas a realizacao de seis encontros no total, sendo que a participacao dos alunos nao e obrigatoria. Atualmente, apenas dois estudantes participam do curso. Inicialmente, planejou-se realizar revisoes concisas sobre os conteudos mais abordados nas provas de matematica do Enem, sendo privilegiados a resolucao de exercicios atualizados, apresentados principalmente em provas dos anos de 2015, 2016 e 2017. Porem, devido a dificuldade apresentada pelos participantes do curso em conceitos simples da matematica, privilegiou-se uma nova metodologia, ampliando o espaco reservado para revisoes e com explicacoes mais detalhadas relativas aos calculos e procedimentos matematicos. As aulas sobre analise combinatoria e probabilidade foram uma excecao, uma vez que os alunos ainda nao haviam estudado os conteudos na escola regular. Assim, os conceitos relativos a estes conteudos tiveram de ser explicados desde o principio. E importante ressaltar que a cada aula, procura-se elaborar algum material concreto para a resolucao de um dos exercicios selecionados, ou entao, para a revisao a ser realizada. No planejamento da aula sobre funcoes, elaborou-se um modelo concreto de um sistema de abastecimento de agua, idealizado a partir de uma questao que solicitava a identificacao de um grafico sobre o enchimento de um sistema de abastecimento de agua para um predio. Tal material foi produzido utilizando potes plasticos, canudos e garrafa pet, alem de agua, para simular o abastecimento. Ja na aula relativa a analise combinatoria, adaptou-se a utilizacao de um material ja disponivel para uso no laboratorio de matematica, o qual serviu para ensinar conceitos e aplicacoes sobre o principio fundamental da contagem. Tal material tambem serviu para elaborar os conceitos de arranjos, permutacoes, com e sem repeticao e de combinacoes. Ja para a aula relativa a probabilidade, foi desenvolvida a “urna da probabilidade”, a qual serviu para compreender os conceitos de espaco amostral, eventos, eventos certos e incertos, alem da propria nocao de probabilidade. Assim, percebeu-se que a utilizacao de materiais que simulam aplicacoes ou determinados fenomenos, possibilitam uma maior compreensao dos conceitos por parte dos estudantes. Com a realizacao do projeto, pode-se perceber como a pratica educativa requer habilidades e planejamentos diferenciados para alcancar resultados satisfatorios de aprendizagem. Alem disso, o projeto incentiva a busca por novas alternativas e o desenvolvimento de novos materiais. Palavras-chave : Pibid. Enem. Formacao de Professores.
Referência(s)