Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepção docente sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino remoto durante a pandemia COVID-19

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i5.15280

ISSN

2525-3409

Autores

Marcos Kubrusly, Raquel Autran Coelho Peixoto, Kristopherson Lustosa Augusto, Arnaldo Aires Peixoto, Daniela Costa de Oliveira Santos, Cláudia Maria Costa de Oliveira,

Tópico(s)

Problem and Project Based Learning

Resumo

O grande desafio das escolas médicas durante a pandemia da COVID-19 foi fazer a transição, em curto período, do ensino presencial da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o ensino remoto de emergência (ERE). Este trabalho teve como objetivo relatar os resultados da implementação da ABP no ERE no curso de Medicina de um Centro Universitário em Fortaleza. Trata-se de um estudo de corte transversal, descritivo e quantitativo. Um formulário eletrônico no formato Google Docs, enviado a todos os docentes após conclusão das atividades de tutoria do primeiro semestre letivo de 2020, avaliou sua percepção quanto à eficácia da ABP no ERE, às dificuldades de adaptação à modalidade de ERE, à sobrecarga cognitiva das sessões tutoriais e aos fatores interferentes na interação tutor-aluno online. Os tutores assinaram um termo de consentimento e o anonimato foi garantido. Responderam ao formulário 89 tutores, 60,7% do sexo feminino, idade média de 40,9 anos e mediana do tempo de experiência como tutor de dois anos. Quanto à eficácia do ABP no ERE, 49,4% dos tutores julgaram ser menor em relação ao ensino presencial; 70,8% não tinha nenhuma/mínima experiência com tecnologias educacionais antes da pandemia; 46,1% tiveram dificuldades de adaptação na modalidade de ERE; 69,6% evidenciaram a sobrecarga cognitiva dos discentes e 74,1% concordaram com a necessidade de diminuição da carga horária da tutoria. Os principais fatores que interferiram na interação tutor-aluno foram interrupção da rede de internet, câmera desligada e comunicação não verbal deficiente. Portanto, a utilização de ABP no ERE deve ser realizada de forma modificada, com diminuição das horas de atividades síncronas, com melhor capacitação dos tutores e alunos quanto às TICs, melhor conhecimento das avaliações interativas online e das medidas profiláticas da fadiga zoom.

Referência(s)