Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Articulando Combinatória e Probabilidade: Jovens e Adultos Revisitando Problemas Combinatórios via Construção de Espaços Amostrais

2021; Linguagem: Português

10.37618/paradigma.1011-2251.2021.p257-284.id1025

ISSN

2665-0126

Autores

Ewellen Tenório de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

O presente artigo discute contribuições que a articulação entre combinatória e probabilidade baseada na construção de espaços amostrais pode trazer para o desempenho na resolução de problemas combinatórios variados (arranjo, combinação, permutação e produto cartesiano). Os dados da pesquisa foram coletados junto a 24 estudantes brasileiros, concluintes de diferentes etapas da escolarização básica na modalidade de ensino denominada Educação de Jovens e Adultos. Corroborando achados de estudos anteriores, o problema de produto cartesiano foi aquele no qual os melhores desempenhos foram observados, enquanto o de combinação foi aquele no qual os desempenhos mais fracos foram obtidos pelos participantes. A revisitação aos problemas propostos, nos dois tipos de teste utilizados, consistiu em um rico momento de descoberta de novas possibilidades e/ou análise daquelas já indicadas. Tal articulação, pautada em revisitações, proporcionou, ainda, uma oportunidade de reflexões acerca das relações de ordem e de escolha que caracterizam cada uma das situações combinatórias exploradas nos problemas. Estes resultados dão indícios da potencialidade de um trabalho articulado entre combinatória e probabilidade para o desenvolvimento de ambos os raciocínios.

Referência(s)
Altmetric
PlumX