Equidade avaliativa servida à mesa: A “gastromática” como uma proposta metodológica ativa para o ensino e avaliação da etnomatemática / Evaluative equity served at the table: “gastromatics” as an active methodological proposal for teaching and evaluating ethnomathematics
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
2525-8761
AutoresEdivan Vieira Lima, Solimar Barros Ramires, Sheila Pires dos Santos,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoQuando cria-se um elo entre a matematica e a antropologia, assim como a geografia e a sociologia, pode-se construir a etnomatematica, que envolve as diferentes culturas considerando suas raizes e tensoes sociais, diferente da matematica pura, que considera essencial, apenas as habilidades cognitivas, o que nao deixa de ser importante, porem, por serem pouco dinâmicas, nao realiza uma conexao com o cotidiano, fazendo com que os alunos nao assimilem a maior parte dos conteudos, tornando as aulas mecânica e pouco satisfatoria quando relacionada a indices de proficiencia. Na tentativa de dinamizar tais aulas, desenvolveu-se um projeto teorico/pratico, que considerou alem dos conteudos da disciplina, um enfoque historico-cultural. Dessa maneira, as aulas teoricas abrangeram conhecimentos previos, termos tecnicos, matematica financeira basica, calculo de proporcoes, e caracteristicas etnicas, ja as aulas praticas, destinou-se ao preparo de alimentos que estabelecesse uma assimilacao do conteudo tanto de matematica quanto das consideracoes historico-culturais. O projeto da cozinha experimental de matematica foi de grande valia na fixacao dos conteudos relacionados a fracoes, proporcoes e as quatro operacoes basicas. O professor juntamente com os alunos prepara receitas envolvendo diferentes classificacoes de medidas proporcionando um momento de aprendizado dinâmico e qualitativo. A possibilidade de desenvolvimento de projetos a parte das disciplinas da Base Comum, melhora o convivio entre professores/alunos, alunos/alunos, pois favorece a composicao de grupos com individuos de diferentes idades e identidades pessoais, melhorando o entendimento das diferentes opinioes.
Referência(s)