Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cenário das publicações CTS/CTSA no ensino de química: revisão bibliográfica de publicações no portal de períodicos da CAPES/CAFE

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português

10.34117/bjdv5n11-335

ISSN

2525-8761

Autores

Bárbara Lethicya Silva Sousa, Cícero Wellington Brito Bezerra, Jackson Ronie Sá Silva, Severina Coêlho da Silva Cantanhede,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

As investigacoes e discussoes que indicam a necessidade de estruturar um novo olhar sobre as questoes pertinentes a Ciencia, Tecnologia e Sociedade, nao e algo recente. O movimento que remete as relacoes CTS, surgiu no seculo passado, mediante a insatisfacao da sociedade com os impactos resultantes da segunda guerra mundial e o uso intensificado da Ciencia e Tecnologia. Logo, a pesquisa aqui apresentada, intenciona discorrer sobre algumas contribuicoes referentes as relacoes CTS/CTSA e o ensino de Quimica, partindo da analise de artigos academicos disponiveis no portal de periodicos da Capes-Cafe. A metodologia utilizada e do tipo qualitativo e assume o carater bibliografico. Assim, buscamos explorar atraves do levantamento bibliografico, caracteristicas relevantes das pesquisas que associam o ensino de Quimica e a abordagem CTS/CTSA. Para isto, utilizamos como objeto de analise os artigos disponiveis no Portal de Periodicos da Capes/Cafe (Coordenadoria de Aperfeicoamento de Pessoal de nivel Superior - CAPES), da secao revisados por pares, no intervalo de 2003 a 2017. A investigacao contou com elementos da analise de conteudo de Bardin (1977), utilizando a categorizacao: relacoes CTS e o ensino de Quimica. No contexto da caracterizacao e analise dos artigos selecionados identificamos 25 trabalhos que expressam as relacoes estabelecidas entre o movimento CTS/CTSA e o ensino de Quimica e os desafios ainda presentes na insercao do enfoque CTS/CTSA nos ambientes de sala de aula.

Referência(s)
Altmetric
PlumX