Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS E PEDAGOGAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA

2021; Fundação Carlos Chagas; Volume: 51; Linguagem: Português

10.1590/198053146970

ISSN

1980-5314

Autores

Sandra Maria da Silva, Guilherme Henrique Gomes da Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Resumo Este artigo discute resultados de uma pesquisa que buscou compreender como ocorreu a formação matemática de futuros pedagogos e pedagogas de um curso na modalidade a distância. Os dados foram produzidos com base em um questionário on-line e entrevistas semiestruturadas e organizados e analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os participantes têm dificuldades com o conteúdo matemático, embora se sintam preparados metodologicamente. Além disso, experiências de microagressões ao longo da trajetória escolar influenciaram negativamente a relação dos futuros pedagogos e pedagogas com a matemática. Os resultados indicam dificuldades na formação relacionadas à característica do curso, principalmente por uma necessidade da presença do professor e por um sentimento de solidão.

Referência(s)