Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Um estudo da presença da simetria nos livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental

2021; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51359/2177-9309.2021.246925

ISSN

2177-9309

Autores

Poliana Araujo Sousa, Douglas Ribeiro Guimarães, Rúbia Barcelos Amaral,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acerca do tema simetria, a partir de uma análise de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que são recursos muito utilizados pelo professor de Matemática. De abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa que se ancorou na análise de documentos e no conceito de demanda cognitiva, focando o estudo de três coleções. Os resultados apontam que, dos quatro tipos de simetria, os que se destacam nos livros são rotação, translação e reflexão. Há um predomínio da simetria de reflexão, e salientamos o papel das cores no estudo desse conceito, observando que, ainda que essa não seja uma propriedade geométrica, a cor é usada como critério de simetria. Não obstante, notamos que práticas culturais e a Arte são exemplos constantes da presença da simetria no cotidiano, e observamos o papel relevante do eixo de simetria, como, por exemplo, da sua exploração nas letras do alfabeto, muitas vezes tornando as atividades de alto nível de demanda cognitiva. No que tange à simetria de rotação, destacamos que a posição do seu centro aparece de forma diferente nas coleções, apresentando uniformemente o ponto no interior da figura – ou no seu exterior (não variando as possibilidades). Quanto à translação, foi possível notar atividades repetitivas que mantinham padrões prototípicos de deslocamento na horizontal/vertical. Esperamos que este estudo propicie a reflexão crítica sobre o estudo da simetria, e ainda fomente a realização de novas pesquisas que levem à reflexão de professores e futuros professores sobre a utilização do livro didático em suas aulas, pois, mesmo sendo um recurso muito presente nas escolas, é fundamental que o professor tenha um olhar crítico sobre os conteúdos e a abordagem dos mesmos.

Referência(s)