
Usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior em Enfermagem durante a pandemia da COVID-19
2021; Volume: 15; Linguagem: Português
10.36311/1981-1640.2021.v15.e02108
ISSN1981-1640
AutoresMaria Cristiane Barbosa Galvão, Ivan Luiz Marques Ricarte, Camilo Darsie, Aldaísa Cassanho Forster, Janise Braga Barros Ferreira, Marcelo Carneiro, Samára dos Santos Sampaio, Juan Stuardo Yazlle Rocha,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoA necessidade do distanciamento social imposta pela pandemia da COVID-19 demandou a transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial. Este estudo investigou a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem por professores, graduandos e pós-graduandos em Enfermagem, de instituições de ensino públicas e privadas brasileiras, antes e durante a pandemia. O estudo empregou um survey com perguntas estruturadas e uma questão aberta. Os dados foram analisados por estatística descritiva e univariada, bem como por análise de conteúdo. Participaram do estudo 218 indivíduos: 93 (42,7%) docentes, 86 (39,4%) alunos de graduação e 39 (17,9%) alunos de pós-graduação. Observou-se uma tendência de aumento no número de horas diárias dedicadas ao uso das TICs em 2020, sendo as tecnologias e recursos mais utilizados: ambientes digitais de aprendizagem (66,5%), plataformas de áudio e vídeo (57,3%), aplicativos móveis (56,0%) e bases de dados especializadas (55,0%). A maioria (57,8%) dos participantes manifestou preferência pelo ensino presencial. Alguns participantes citaram dificuldades relacionadas à falta de capacitação para o uso das TICs, ao acesso à Internet e à disponibilização de equipamentos. Estas limitações demandam políticas públicas e ações específicas das instituições de ensino e da sociedade civil para resolução.
Referência(s)