Artigo Acesso aberto

The pluricentric kaleidoscope: a corpora-based case study on Portuguese Critical Language and Lusophone varieties

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.35572/rlr.v9i4.1943

ISSN

2317-2347

Autores

Sílvia Ramos-Sollai,

Tópico(s)

Linguistic research and analysis

Resumo

Enquanto o pluricentrismo vem se tornando um componente central no ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), há um debate paralelo sobre a representação de vozes periféricas para línguas críticas, especialmente no que tange a competência global. Ou seja, a literatura pertinente demonstra que línguas menos comumente ensinadas nos Estados Unidos, como PLE e suas variantes lusófonas, devem ser inclusivas e equilibradas com habilidade intercultural e holística relacionável (NUGENT; SLATER, 2017). Este estudo explora como o acesso à autenticidade, fonte inalterada e integral, na Internet reflete a natureza pluricêntrica do português. A triangulação de dados oriundos de vídeos revela uma deficiência decrescente na formação do professor, desde a definição do público-alvo até o alinhamento do conteúdo instrucional. Os resultados também confirmam as descobertas e implicações que apontam para a necessidade de medidas além do nível distrital para que o português seja reconhecido como língua para comunicação internacional (MENDES, 2014).

Referência(s)
Altmetric
PlumX