Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CAC-Redes: concepção e aplicação ao estudo da competição entre empresas do cluster vitivinicultor de São Roque

2021; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5585/exactaep.2021.14197

ISSN

1983-9308

Autores

Rubens Gomes Gonçalves, José Celso Contador, José Luiz Contador, Walter Cardoso Sátyro, Carlos Alberto De Domenico Florencio,

Tópico(s)

Wine Industry and Tourism

Resumo

Qual a influência das competências organizacionais e dos vínculos sociais na competitividade das empresas que operam em rede de negócio? Essa é a pergunta central do novo modelo de campos e armas da competição aplicado a rede de negócios (CAC-Redes), em desenvolvimento por Contador, que integra num todo coerente três perspectivas: Visão Baseada na Indústria, RBV e Visão Relacional considerando simultaneamente a posição competitiva da empresa, suas competências e seus vínculos sociais. A concepção do CAC-Redes é aqui apresentada ineditamente. A pesquisa de campo adotou o método hipotético-dedutivo proposto por Popper para corroborar as hipóteses estatísticas provenientes do CAC-Redes. Duas são suas principais contribuições, que justificam sua importância: preencher lacuna teórica, pois há poucos estudos relacionando competência organizacional e vínculos sociais com vantagem competitiva das empresas, e subsidiar o desenvolvimento e futura validação do CAC-Redes.

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