Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v4i1.12110

ISSN

2595-0967

Autores

Jorge Ricardo Ferreira Braúna, Marcelo Bezerra de Morais,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Tematizando a educação matemática como meio para a construção de uma cultura de paz, temos o objetivo de compreender como a educação matemática escolar pode influenciar a constituição de uma cultura de paz, a partir do que é vivenciado nos processos de escolarização. Para isso, lançamos mão de alguns conceitos de Skovsmose (2015; 2008) e Freire (1987; 1996) e, ainda, analisamos dados de uma pesquisa que lança mão da Sociopoética (Gauthier, 2015) como metodologia de investigação. Elaboramos compreensões de como o ensino de matemática pode atuar reproduzindo uma violência difusa, à medida que fragiliza foregrounds e gera situações de autodesvalia, favorecendo a percepção da matemática como inimiga, frustração, alheamento, vergonha e engano.

Referência(s)