¬Aplicação de uma História em Quadrinhos Para o Ensino e Aprendizagem de Conteúdos Relacionados ao Ciclo do Nitrogênio e o Princípio de Le Chatelier/ Application of a Comic Book for the Teaching and Learning of Nitrogen Cycle and Le Chatelier's Principles
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português
ISSN
2525-8761
AutoresLilian da Silva Miguêz, Madson de Godoi Pereira, Genira Carneiro de Araújo,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoPara otimizar o processo de ensino e de aprendizagem em Quimica e diminuir o distanciamento entre os discentes e a leitura, os docentes buscam aplicar e avaliar novas praticas pedagogicas que facilitem a aprendizagem e estimulem a leitura. No ensino de Quimica, a revista de Historia em Quadrinhos (HQ) e um material didatico (MD) usado como atividade ludica, pois contribui para o ensino e a aprendizagem. A HQ esta no rol das atividades, centradas no estudante, que motivam a leitura. Estes aspectos, levaram a criacao de uma HQ envolvendo o ciclo do nitrogenio e o principio de Le Chatelier. Neste artigo, pretende-se discutir a aplicacao em sala, da HQ produzida pelos autores. Este MD foi construido visando facilitar o ensino e a aprendizagem dos conteudos relacionados ao Ciclo do Nitrogenio e ao Principio de Le Chatelier; estimular a leitura dos estudantes do ensino medio (EM), usando um material contextualizado e ludico. Tal revista foi aplicada numa turma da rede estadual do EM (em Salvador, Bahia) segundo a perspectiva construtivista, baseando-se em discussoes e na participacao dos discentes. Os resultados mostraram que a aplicacao da HQ, favoreceu a assimilacao, por apresentar uma dinâmica que propicia a imaginacao, a expansao dos conhecimentos e a percepcao do mundo, facilitando a aprendizagem significativa. Portanto, a HQ avaliada e um estimulante da leitura, pois tem a linguagem clara; personagens que instigam a imaginacao e favorecem a diversao; bem como ilustracoes com cores vibrantes, que convidam a pratica da leitura.
Referência(s)