Consultório no ar: como a audiência se apropria dos conteúdos dos programas de saúde no rádio/ On-Air office: how the audience appropriates the content of health programs on the radio
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n4-598
ISSN2525-8761
AutoresElane Gomes Santos Coutinho, Valdinei Trombini,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoAo longo da história, os meios de comunicação de massa vêm, de diversos modos, sendo utilizados na propagação de informações sobre cuidados com a saúde. Partindo dessa premissa, o objetivo desse estudo é identificar e analisar as formas de apropriação dos conteúdos de saúde no rádio, por parte dos ouvintes, para compreender os sentidos que a audiência dá a estes conteúdos, a fim de contribuir com os estudos do rádio como meio de disseminação de informações sobre saúde. O estudo de natureza qualitativa faz uma análise de recepção, tendo como objeto o programa Mais Saúde da Rádio América de São Paulo, pertencente ao Sistema Canção Nova de Comunicação. O corpus se constitui em 27 interações dos ouvintes no blog da emissora, no período de 2008 a 2017. A partir dos dados coletados, foi feita uma análise categorial das respostas do público, baseada no esquema de Flores(1994). O resultado aponta o impacto que o rádio tem no cotidiano dos ouvintes, quando trata de temas ligados à saúde, assumindo, em alguns casos, o papel próximo ao de um consultório.
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