Mentoria para o estudante de medicina / Mentoring for the medicine student
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n4-599
ISSN2525-8761
AutoresJosé Edson Caetano Da Silva, Roberta Ferreira Pontes, João Carlos Tavares Da Costa, Juliana Feitoza De Sobral, Erika Cristina Napolitano Giuliano, Gabriela Itagiba Aguiar Vieira, Vânia Regina Bressan,
Tópico(s)Adolescent and Pediatric Healthcare
ResumoO Projeto de Mentoria/Mentoring iniciou-se em fevereiro de 2016 no curso de Medicina de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do sul de Minas Gerais atendendo as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina. Foi inspirado em Programas Mentoring implantados em escolas médicas no Brasil desde a década de 1990, reconhecendo que a formação do futuro médico é marcada por intenso estresse acadêmico e emocional. As ações visam acompanhar o estudante longitudinalmente para proporcionar momentos de reflexão, tomada de consciência e competências para enfrentar o meio acadêmico, social e profissional. O objetivo deste estudo foi avaliar o programa de Mentoria do curso de Medicina de uma IFES do sul de Minas Gerais, nos 2 primeiros anos de sua implantação. Trata-se de um estudo retrospectivo com estudantes participantes da mentoria e mentores do curso de Medicina. Para tal, foram utilizados os dados do instrumento de avaliação da mentoria referentes aos anos 2016 e 2017. No ano de 2016, 28 estudantes responderam ao questionário, de 115 que participavam da Mentoria. No ano de 2017, 94 estudantes responderam ao questionário, de 153 participantes. Houve adesão de quase 64% dos estudantes na Mentoria. Entre os aspectos positivos do programa apontados por discentes e mentores foram o aprendizado mútuo, a troca de experiências sobre anseios da profissão e da vida adulta, o acolhimento, a mentoria como espaço para poder compartilhar angústias, dúvidas, ansiedades e dificuldades, sentimento de pertença, abertura e confiança nos encontros. Entre as principais dificuldades apontadas foram a falta de adesão dos discentes e falta de comprometimento de alguns mentores. A Mentoria tem gerado resultados positivos no contexto educacional e acadêmico, há dados e relatos de que essa modalidade possui papel preventivo, de promoção à saúde e de suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, bem como na construção de sua identidade profissional. O estudo contribuiu para a ampliação de conhecimentos sobre a temática, adensando as evidências científicas necessárias para nortear, aprimorar e ampliar ações para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de Medicina, ao produzir impactos no campo das políticas institucionais de graduação e trazendo contribuições para o ensino e pesquisa em Medicina.
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