
O uso de feedbacks em jogos educacionais digitais para o ensino de operações básicas de matemática: um estudo exploratório
2021; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.51359/2177-9309.2021.248695
ISSN2177-9309
AutoresEdson dos Santos Cordeiro, Gustavo Yuji Sato, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Sani de Carvalho Rutz da Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO uso crescente de Jogos Educacionais Digitais (JEDs) impõe a necessidade de avaliar sua adequação ao contexto educacional. Dentre os diferentes elementos que caracterizam os jogos educacionais digitais, e que precisam ser considerados no processo de avaliação, destaca-se o feedback devido sua relação direta com o desempenho na aprendizagem. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar o uso do feedback em JEDs destinados ao ensino de operações básicas de matemática. O método de pesquisa foi composto por quatro etapas: elaboração do instrumento de avaliação, seleção dos JEDs, validação do instrumento e avaliação dos JEDs. O processo de avaliação dos feedbacks permitiu definir, sistematicamente, um conjunto de critérios que, ao serem aplicados a quatro JEDs, mostraram que o feedback presente nesses jogos não segue as recomendações que os tornariam mais efetivos para a aprendizagem.
Referência(s)