Artigo Acesso aberto

PRAÇA XV COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR ACERCA DA MEMÓRIA DO TRÁFICO E DA ESCRAVIDÃO

2021; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33025/ceb.v6i1.3214

ISSN

2525-2879

Autores

Mariana Vieira de Brito, Letícia dos Santos Ferreira,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O presente artigo possui como objetivo compartilhar práticas pedagógicas interdisciplinares (Geografia e História) realizadas ao longo do ano de 2019 no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Unidade Maria da Graça, voltada para as questões raciais e para o ensino decolonial. Nesse intuito, foi realizada uma saída de campo, para a região da Praça XV de Novembro. Neste trabalho apresentamos as experiências vivenciadas nesse que foi um dos principais portos de desembarque de cativos nas Américas. Tendo em vista ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos acerca da presença negra no coração da cidade do Rio de Janeiro.

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