Discursos e práticas no ensino de arte na escola: o lugar da pesquisa e da poesia como criação / Discourses and practices in art teaching at school: the place of research and poetry as creation
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n5-449
ISSN2525-8761
AutoresValéria Maria Chaves de Figueiredo, Maria Ângela Ambrosis Machado, Alexandre Donizete Ferreira,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoO projeto Fica na Esquina se propos explorar as interfaces entre a danca, o teatro e a contacao de historias. Foi criado a partir do encontro dos grupos de pesquisa: Grupo IPU – Nucleo de Pesquisa em Teatro – Emac/UFG e o LAPIAC – Laboratorio de Pesquisas Interdisciplinares em Artes da Cena – FEFD/UFG. Pensado e desenvolvido para atuar em escolas da rede publica de educacao do municipio de Goiânia, o grupo pesquisou a arte de contar historias, em especial historias de Goias desvelando modos e identificando aspectos das construcoes historicas, sociais e comunitarias trazendo esse material para a criacao e composicao artistica. Assim, por um lado, trataremos de relatar os processos de pesquisa que temos desenvolvido e por outro lado apontaremos os resultados de nossa insercao nas escolas durante um ano e as inumeras abrangencias que se apontaram no que concerne a formacao continuada do professor de arte no ensino fundamental e medio e como se processaram esses lugares do artista pesquisador docente.
Referência(s)