Estratégias educacionais no ensino técnico em enfermagem durante a pandemia por COVID-19
2021; Volume: 11; Issue: 64 Linguagem: Português
10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5748-5757
ISSN2675-0244
AutoresMaria Claudia Teixeira de Macedo Silva,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoDurante a pandemia, a obrigatoriedade do distanciamento social, mostrou uma nova forma de ensinar e de se reinventar. Objetivo: Apresentar estratégias de ensino utilizadas por um enfermeiro docente, durante o retorno í s aulas presenciais no período de pandemia. Métodos: Trata-se de um relato de experiência profissional e pesquisa bibliográfica, a aplicabilidade dos métodos foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Técnico em Enfermagem, no mês de setembro de 2020. Resultados: As atividades realizadas que mais motivaram os discentes foram: storytelling, quiz e passa ou repassa. Quando o professor utiliza ferramentas voltadas para a teoria da andragogia, passa a observar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Conclusões: O trabalho deve ser coletivo, para se inserir uma pedagogia crítica, com um aprendizado dinâmico, fazendo com que o aluno em sua realidade, possa não causar danos em sua assistência prestada ao paciente.
Referência(s)