Artigo Acesso aberto

Estratégias educacionais no ensino técnico em enfermagem durante a pandemia por COVID-19

2021; Volume: 11; Issue: 64 Linguagem: Português

10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5748-5757

ISSN

2675-0244

Autores

Maria Claudia Teixeira de Macedo Silva,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Durante a pandemia, a obrigatoriedade do distanciamento social, mostrou uma nova forma de ensinar e de se reinventar. Objetivo: Apresentar estratégias de ensino utilizadas por um enfermeiro docente, durante o retorno í s aulas presenciais no perí­odo de pandemia. Métodos: Trata-se de um relato de experiência profissional e pesquisa bibliográfica, a aplicabilidade dos métodos foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Técnico em Enfermagem, no mês de setembro de 2020. Resultados: As atividades realizadas que mais motivaram os discentes foram: storytelling, quiz e passa ou repassa. Quando o professor utiliza ferramentas voltadas para a teoria da andragogia, passa a observar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Conclusões: O trabalho deve ser coletivo, para se inserir uma pedagogia crí­tica, com um aprendizado dinâmico, fazendo com que o aluno em sua realidade, possa não causar danos em sua assistência prestada ao paciente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX