Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Considerações sobre o ensino da Fonética Forense para estudantes de Letras e Linguística

2021; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 50; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21165/el.v50i1.3109

ISSN

1413-0939

Autores

Renata Regina Passetti, Pablo Arantes,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

Este artigo é um relato do curso introdutório “Iniciação à Fonética Forense” ministrado pelos autores na I Escola de Estudos Linguísticos do GEL. No artigo, apresentamos os conteúdos trabalhados no curso, as adaptações feitas para adequá-lo à modalidade remota e as atividades propostas aos participantes. Considerações sobre a formação típica dos participantes, feitas a partir das respostas dadas às atividades do curso, são associadas aos conhecimentos necessários para atuar na área de Fonética Forense. A formação em Letras e/ou Linguística torna estudantes e pesquisadores dessas áreas sensíveis para fenômenos linguísticos e os equipa com vocabulário técnico fundamental para a pesquisa e o trabalho nessa área. Como forma de melhor preparar egressos desses cursos para atuação em Fonética Forense, consideramos essencial ampliar o espaço dado a disciplinas de Fonética e Fonologia, bem como valorizar a temática da variação linguística na grade curricular desses cursos.

Referência(s)