
Considerações sobre o ensino da Fonética Forense para estudantes de Letras e Linguística
2021; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 50; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21165/el.v50i1.3109
ISSN1413-0939
AutoresRenata Regina Passetti, Pablo Arantes,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoEste artigo é um relato do curso introdutório “Iniciação à Fonética Forense” ministrado pelos autores na I Escola de Estudos Linguísticos do GEL. No artigo, apresentamos os conteúdos trabalhados no curso, as adaptações feitas para adequá-lo à modalidade remota e as atividades propostas aos participantes. Considerações sobre a formação típica dos participantes, feitas a partir das respostas dadas às atividades do curso, são associadas aos conhecimentos necessários para atuar na área de Fonética Forense. A formação em Letras e/ou Linguística torna estudantes e pesquisadores dessas áreas sensíveis para fenômenos linguísticos e os equipa com vocabulário técnico fundamental para a pesquisa e o trabalho nessa área. Como forma de melhor preparar egressos desses cursos para atuação em Fonética Forense, consideramos essencial ampliar o espaço dado a disciplinas de Fonética e Fonologia, bem como valorizar a temática da variação linguística na grade curricular desses cursos.
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