
CONHECIMENTO EM SOLO COMO ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE DE ENSINO BÁSICO EM SÃO LUÍS-MA
2021; Volume: 23; Linguagem: Português
10.35701/rcgs.v23.771
ISSN2316-8056
AutoresVitória Gleyce Sousa Ferreira, Marcelino Silva Farias Filho, Willane da Silva Rodrigues, Audivan Ribeiro Garcês Júnior,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO ensino do solo tem se mostrado um recurso importante nas práticas pedagógicas escolares quando associado a outras disciplinas, embora ainda não tenha recebido devida notoriedade. O presente artigo objetivou relatar a importância de atividades práticas de ensino e de campo para o desenvolvimento do conhecimento em solos e Educação Ambiental com alunos do Ensino Fundamental da rede pública e privada do município de São Luís- MA. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 6º e 7º ano do Colégio O Bom Pastor e do Colégio Adventista e alunos do 9º ano da Unidade de Ensino Básico José Gonçalves do Amaral Raposo no ano de 2019. Foram realizadas aulas expositivas e práticas nas dependências da Universidade Federal do Maranhão-Campus Dom Delgado com o objetivo de estimular os alunos a associarem os conteúdos abordados em sala de aula com o ambiente ao seu redor. Constatou-se que o conhecimento dos discentes sobre as temáticas que envolvem o solo ainda são bastante superficiais e isso é reflexo do próprio sistema educacional limitado às práticas de ensino unilateral, sem muita interação com outras disciplinas, tais como biologia e química, acarretando prejuízos na formulação de um saber crítico reflexivo dos discentes, sobretudo no processo de sensibilização ambiental. Por outro lado, a realização das atividades práticas no campo e em sala de aula com o manuseio dos recursos didáticos possibilitou uma troca vasta de conhecimentos que provocaram nos alunos uma série de questionamentos e reflexões sobre o que estavam vivenciando.
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