ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAISCOMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES

2020; Volume: 15; Issue: 02 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Cristiano de Lima Alves, João R. de Freitas Filho, Kátia Cristiana Silva de Freitas, Jucarlos Rufino de Freitas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo desse trabalho e relatar a elaboracao e avaliacao no processo deutilizacao do mapa conceitual como estrategiade ensino para avaliacao da aprendizagem dos estudantes emuma turma do segundo ano do Ensino Medio sobre o conteudo,propriedades coligativas das solucoes. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participacao de 15 estudantes do ensino medio. Os dados foram obtidos por meio da avaliacao dos 45 mapas conceituais elaboradospelos estudantes, submetendo-os a estatistica descritiva; da avaliacao escrita dasatividadesrealizadase das informacoes obtidas das questoes problematizadoras.Os resultados deste trabalho permitiram constatar que a ferramenta de mapa conceitual pode ser usada como estrategia de avaliacao, bem como observar as limitacoes e as potencialidades que os alunos apresentam sobre a aprendizagem dos conceitos propostos. Alemdisso, conclui-se que os mapas possibilitam melhor aprendizagem e valorizam os conhecimentos pre-existentes dos estudantes.

Referência(s)