
TGFU e coordenação motora: os efeitos de um programa de ensino no desempenho tático-técnico no handebol
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/jphyseduc.v31i1.3169
ISSN2448-2455
AutoresTatiane Mazzardo, Gabriella Nelli Monteiro, Willian José Bordin da Silva, Nayanne Dias Araújo, Schelyne Ribas, Layla Maria Campos Aburachid,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoObjetivou-se categorizar as sessões de aula via TGfU e TGfU+CM para determinar a consistência da aplicação dos conteúdos dos modelos de ensino e analisar o impacto do desempenho tático-técnico de escolares iniciantes da modalidade de handebol, após o programa de ensino. A amostra compôs-se de 43 sujeitos (14,3±0,46), divididos em dois grupos (G1 - TGfU e G2 - TGfU+CM), sendo que ambos receberam unidades didáticas de 20 sessões de aula com a mesma duração. A categorização das aulas trouxe fidedignidade a aplicação dos programas de ensino empregados e, após a intervenção pelo TGfU, apenas o sexo masculino apresentou melhoras em ambos os grupos na performance de jogo, apresentando TE grande para o G2 (0,610) e TE médio para o G1 (0,487). Quanto à análise entre grupos não se encontrou diferença significativamente estatística após a intervenção para nenhuma das variáveis do estudo. Conclui-se, por meio do teste de aderência, que os programas de ensino aplicados aos dois grupos experimentais foram semelhantes, modificando apenas a inserção do conteúdo de coordenação motora para o G2, sendo ambos capazes de proporcionar melhoras significativas para o sexo masculino, considerando o efeito tempo para o desempenho tático-técnico.
Referência(s)