Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ambientações sonoras contrastantes nas três primeiras Ilhas de Almeida Prado: Ilha dos nove vulcões, Ilha de pedra e Ilha de gelo

2021; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.52930/mt.v5i1.150

ISSN

2525-5541

Autores

Gregório dos Santos Oliveira, Adriana Lopes da Cunha Moreira,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Em Ilhas, Almeida Prado apresenta diferentes blocos sonoros referenciais para cada uma das peças, junto a um curto texto descritivo, formando uma espécie de prefácio. Essas alturas são utilizadas sempre em sua oitava original e a essa permanência abre espaço para a percepção da interação das ressonâncias com a textura. À carga simbólica em cada uma das peças correspondem diferentes estratégias composicionais, fundamentando, assim, o interesse e a coerência na obra. Neste artigo, propomos uma análise das três primeiras peças, Ilha dos nove vulcões, Ilha de Pedra e Ilha de Gelo, buscando evidenciar possíveis relações entre a estruturação musical e o material textual. Palavras-chave: Música pós-tonal. Análise musical. Teoria musical pós-tonal. Almeida Prado. Ilhas, para piano.

Referência(s)
Altmetric
PlumX