
LAZER DE CRIANÇAS BRASILEIRAS: ANÁLISE SOBRE O DIREITO AO LAZER
2021; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17564/2316-3801.2021v9n2p71-86
ISSN2316-3801
AutoresSheylazarth Presciliana Ribeiro, Luciano Silveira Coelho, Aládia Cristina Rodrigues Medina, Hélder Ferreira Isayama, Edmur Antônio Stoppa,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoNesse artigo apresentamos análises do que crianças fazem como lazer, o que gostariam de fazer e não fazem como lazer, o que fazem como obrigação, bem como obstáculos para vivências do lazer. O estudo tem nível de confiança de 95%, com amostragem total de 2400 entrevistas, sendo 211 com crianças (7-10 anos) das cinco regiões brasileiras realizadas pela técnica de survey. No Brasil, o lazer se apresenta como direito social para as crianças fortalecendo a perspectiva internacional dos Direitos Humanos. As crianças brasileiras como obrigação apresentam a escola como resposta mais frequente seguida pelos afazeres domésticos. Quanto ao que fazem como lazer, os interesses físico-esportivos são atividades frequentes no fim de semana, e, durante a semana, apresentamos a necessidade de mais dados sobre infância e mídias de internet. Quanto às barreiras para viver o lazer, a falta de recurso financeiro e de tempo foram apontados como os grandes empecilhos.
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