Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Concepções de números irracionais na perspectiva da aprendizagem significativa

2021; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51359/2177-9309.2021.245197

ISSN

2177-9309

Autores

Mônica Lana da Paz, José Sérgio Domingues, Kálita Gonçalves da Fonseca, Marcela Carvalho Gonçalves,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre os números irracionais. O foco da investigação foi metodologicamente qualitativo. Utilizamos a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1968) para subsidiar a análise dos dados. Os resultados desta pesquisa apontam os números irracionais associados com: dízimas periódicas, representação decimal, números não exatos, números feios e números negativos. Os alunos não compreendem o significado do estudo dos números irracionais. Os poucos alunos que mencionam a importância do estudo apresentam justificativas fundamentadas na necessidade do conhecimento para passar no vestibular. O estudo dos números irracionais causa desmotivação entre os alunos que, muitas vezes, não atribuem significado a esse conhecimento. Como implicações pedagógicas desse estudo, é preciso considerar como primordiais a atuação do professor em sala de aula. Não se trata apenas de novas metodologias de ensino, mas a maneira como as estratégias adotadas serão utilizadas para banir a aprendizagem baseada na memorização e reprodução.

Referência(s)