
Concepções de números irracionais na perspectiva da aprendizagem significativa
2021; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.51359/2177-9309.2021.245197
ISSN2177-9309
AutoresMônica Lana da Paz, José Sérgio Domingues, Kálita Gonçalves da Fonseca, Marcela Carvalho Gonçalves,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre os números irracionais. O foco da investigação foi metodologicamente qualitativo. Utilizamos a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1968) para subsidiar a análise dos dados. Os resultados desta pesquisa apontam os números irracionais associados com: dízimas periódicas, representação decimal, números não exatos, números feios e números negativos. Os alunos não compreendem o significado do estudo dos números irracionais. Os poucos alunos que mencionam a importância do estudo apresentam justificativas fundamentadas na necessidade do conhecimento para passar no vestibular. O estudo dos números irracionais causa desmotivação entre os alunos que, muitas vezes, não atribuem significado a esse conhecimento. Como implicações pedagógicas desse estudo, é preciso considerar como primordiais a atuação do professor em sala de aula. Não se trata apenas de novas metodologias de ensino, mas a maneira como as estratégias adotadas serão utilizadas para banir a aprendizagem baseada na memorização e reprodução.
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