
Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 19; Linguagem: Português
10.19094/contextus.2021.61274
ISSN2178-9258
AutoresLarissa Marx Welter, Ângela Rozane Leal de Souza, Brenda de Borba Trajano, Ariel Behr,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoEste estudo objetivou analisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico, 291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programas de pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Os principais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação.
Referência(s)