
Análise da propaganda de medicamentos isentos de prescrição em TV aberta
2021; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9044.rdisan.2021.162988
ISSN2316-9044
AutoresJuliana Fróes da Cruz Silva, Patricky Santos Silva, José Raphael Bokehi, Selma Rodrigues de Castilho,
Tópico(s)Pharmaceutical Economics and Policy
ResumoO objetivo deste estudo foi analisar as irregularidades da publicidade de medicamentos isentos de prescrição veiculada em mídia televisiva aberta. Trata-se de um estudo descritivo transversal, no qual duas emissoras da televisão aberta do Rio de Janeiro foram monitoradas durante sete meses. As 90 peças publicitárias coletadas foram transcritas e, posteriormente, analisadas frente à legislação vigente. Todas apresentavam alguma infração, com média de 3,6 infrações por peça. Os grupos farmacológicos mais frequentes foram os analgésicos, anti-inflamatórios, antigripais e antiácidos. Como observado por outros autores, os resultados evidenciam a deficiência no cumprimento da regulamentação e a fragilidade da fiscalização acerca da publicidade de medicamentos isentos de prescrição no Brasil, apontando para a necessidade de mudanças que priorizem a promoção do uso racional de medicamentos.
Referência(s)