Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise da propaganda de medicamentos isentos de prescrição em TV aberta

2021; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9044.rdisan.2021.162988

ISSN

2316-9044

Autores

Juliana Fróes da Cruz Silva, Patricky Santos Silva, José Raphael Bokehi, Selma Rodrigues de Castilho,

Tópico(s)

Pharmaceutical Economics and Policy

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as irregularidades da publicidade de medicamentos isentos de prescrição veiculada em mídia televisiva aberta. Trata-se de um estudo descritivo transversal, no qual duas emissoras da televisão aberta do Rio de Janeiro foram monitoradas durante sete meses. As 90 peças publicitárias coletadas foram transcritas e, posteriormente, analisadas frente à legislação vigente. Todas apresentavam alguma infração, com média de 3,6 infrações por peça. Os grupos farmacológicos mais frequentes foram os analgésicos, anti-inflamatórios, antigripais e antiácidos. Como observado por outros autores, os resultados evidenciam a deficiência no cumprimento da regulamentação e a fragilidade da fiscalização acerca da publicidade de medicamentos isentos de prescrição no Brasil, apontando para a necessidade de mudanças que priorizem a promoção do uso racional de medicamentos.

Referência(s)