Artigo Acesso aberto

O jogo como ferramenta de ensinagem dos saberes concernentes ao tecido adiposo na educação básica

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n7-317

ISSN

2525-8761

Autores

Jefferson de Lira Barros, Gabriel Soares Pereira,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

A mutabilidade do cenario educacional, decorrente das transformacoes sociais da contemporaneidade, se nos apresenta como imperativa no que concerne ao desenvolvimento de materiais didatico-pedagogicos voltados a mitigar as situacoes-problemas enfrentadas pelo profissional docente do componente curricular de Biologia ao lecionar o conteudo da Histologia no primeiro ano do Ensino Medio da Educacao Basica. De acordo com Messeder Neto e Moradillo (2017) “os jogos vem ganhando destaque no espaco escolar uma vez que os professores em formacao tendem a pensar no mesmo como uma pratica inovadora facilmente aplicada no Ensino Medio”. Nesta perspectiva, os jogos apresentam-se como recursos de ensinagem de facil desenvolvimento e capazes de dirimir a dificuldade, outrora encontrada pelo educando, de compreender as especificidades de cada tecido que lhe e lecionado, pois, frente as multiplas caracteristicas de cada tecido torna-se fulcral uma abordagem diferenciada e contextual do conteudo. Partindo dessa premissa, o presente trabalho objetiva explorar o conhecimento dos discentes acerca do tecido adiposo por meio da utilizacao de um jogo desenvolvido a partir de materiais de baixo custo, tais como: cartolinas, colas, canetas, disco de vinil, papel couche colorido e papel linho. O jogo de trilha desenvolvido aborda conceitos gerais e especificos relacionados ao tecido em tela, indo desde a sua caracterizacao, ate os processos bioquimicos relacionados a digestao dos lipidios que os constituem e, atraves dos elementos diversos que compoem tal recurso, tais como a sequencia de perguntas presentes no trajeto do tabuleiro e a roleta giratoria funcional, o discente podera contemplar os saberes acerca da Histologia e colocar a prova o que aprendeu nas aulas junto aos seus colegas. Alem disso, o material ludico elaborado promove uma imersao gradual no que se refere ao grau de complexidade das questoes por ele apresentadas, tendo em vista que ao longo do percurso da trilha os educandos serao apresentados a questoes cada vez mais dificeis, capazes de articular diversos saberes em uma mesma problematica e ate mesmo contextualizar o conteudo atraves de situacoes-problemas do cotidiano social dos jogadores. Frente a este material concluido, verifica-se que o mesmo dispoe de um acervo teorico consistente o suficiente para caracterizar-se enquanto recurso didatico-pedagogico, contudo, a impossibilidade de abarcar um grande quantitativo de educandos, quando da realizacao de uma partida neste jogo, limita sua execucao em uma sala de aula e torna-se um desafio ao docente, que devera adequar o mesmo a sua realidade escolar. Por fim, assim como Moser e Lamim-Guedes (2018) afirmam em seu trabalho, podemos depreender que “a utilizacao de jogos didaticos favorece o ensino-aprendizagem, uma vez que desenvolve habilidade, como a interpretacao de mapas e a percepcao socioambiental, assim como permitir uma melhor interacao entre alunos e professores alem de propiciar melhor compreensao da tematica envolvida”. Nesta perspectiva, o presente estudo se configura enquanto uma sugestao ao professor do componente curricular de Biologia na Educacao Basica para que o mesmo possa integrar ao seu acervo didatico-pedagogico o jogo enquanto ferramenta para ensinagem da Histologia e demais saberes das Ciencias Biologicas.

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