Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Por um ensino decolonial de literatura

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1984-6398202116960

ISSN

1984-6398

Autores

Rodrigo Corrêa Martins Machado, Ivanete Bernardino Soares,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMO Estre trabalho surge a partir de incômodos de seus autores acerca do ensino de literatura e das discussões concernentes a esse domínio, sobretudo referente à exclusão da cultura de grupos subalternizados nos espaços educacionais. Nossa intenção é ampliar o debate sobre o impacto da colonialidade dos saberes no campo da educação e, mais especificamente, no contexto de ensino de literatura. Ao longo da discussão, temas como multiculturalismo, interculturalidade, cânone literário e formação de professores serão agenciados para fundamentar uma proposta de ensino de literatura estruturada pela diversidade cultural que compõe a sociedade, construída com os sujeitos subarternizados e incompatível com preconceitos étnicos-raciais, homofóbicos, misóginos e classistas. Apenas a partir dessas transformações, será possível pensar o ensino de literatura como processo educativo de inclusão e democratização cultural.

Referência(s)