Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Marketing digital, E-commerce e pandemia: uma revisão bibliográfica sobre o panorama brasileiro

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i5.15054

ISSN

2525-3409

Autores

Walyson Monteiro da Silva, Lucas Andrade de Morais, Cinthia Moura Frade, Mariana Ferreira Pessoa,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

No final do ano de 2019 passaram a eclodir as primeiras notícias de que um vírus, mapeado primeiramente na China, estaria se espalhando de maneira bastante veloz e com alto potencial de letalidade entre os infectados. O Sars-cov-2, popularmente conhecido como novo coronavírus, gerou a pandemia do Covid-19 que trouxe profundas transformações nas sociedades, nas relações interpessoais e no mercado empresarial em todo o mundo, causando fortes impactos nos setores produtivos e na economia, bem como na forma das empresas se posicionarem no mercado, tendo que se adaptarem às novas exigências e necessidades dos consumidores. Nessa perspectiva, uma das estratégias introduzidas ou aperfeiçoadas nas vendas ocorreram no âmbito digital, o que norteou a realização do presente estudo, que teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para analisar os impactos gerados pela pandemia da Covid-19 no posicionamento estratégico de marketing digital e e-commerce das empresas no país. Para subsidiar o estudo, foi adotado o enfoque qualitativo, por meio da utilização da pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a pandemia acelerou o futuro de implementação maciça do comércio digital, gerando um crescimento acima da média de novos usuários do e-commerce no Brasil, além de impor aos empresários a necessidade de se reinventarem, elaborarem estratégias de marketing digital e adaptarem seus negócios ao novo contexto de consumo. A estratégia vem se mantendo vantajosa, existindo grande tendência de que sejam mantidas estas técnicas de vendas no período pós-pandemia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX