Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Caminhos da curadoria e o pós-museu

2020; Volume: 25; Issue: 43 Linguagem: Português

10.22456/2179-8001.103337

ISSN

2179-8001

Autores

JOANNA CLAUDIA BROLHANI,

Tópico(s)

Museums and Cultural Heritage

Resumo

Na obra Museums and the Interpretation of Visual Culture (2000), Eilean-Hooper-Greenhill discute a cultura da imagem na pedagogia museal, contrastando o modelo do museu modernista com o que ela chama de pós-museu. O presente ensaio busca discutir esse conceito, assim como o conceito de constelação pós-colonial de Okwui Enwezor, para desvelar gestos curatoriais a partir de uma situação específica observada em 2019 no Museu Oscar Niemeyer: um espaço de entressalas que abriga obras de três diferentes instituições (MON, MAC-PR e Bienal de Curitiba), provocando um diálogo sobre fronteiras, compromissos e desafios da prática curatorial e narrativas institucionais. Abstract In the work Museums and the Interpretation of Visual Culture (2000), Eilean Hooper-Greenhill discusses image culture in museum pedagogy, from the modernist museum in contrast to what she calls the post-museum. The present essay aims to discuss this concept, as well as the concept of post-colonial constellation, by Okwui Enwezor, to unfold curatorial gestures from a specific situation observed in 2019 at Oscar Niemeyer Museum: a space among exhibition rooms that hosts three different institutions (MON, MAC-PR and Bienal de Curitiba) and provokes a dialog on borders, commitments and challenges of curatorial practices and institutional narratives.

Referência(s)